Uma roda de conversa realizada na segunda-feira (9), na Faculdade Senac, em Goiânia, debateu o mercado de trabalho, a vida pública, preconceito, ações sociais e o empoderamento feminino. O evento “Pensando Mulher 2020 – O papel da mulher na sociedade moderna” ocorreu dentro da programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Foram convidadas para o encontro, além da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado; a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado; a vereadora Priscila Tejota; a jornalista Juliana Pertille; a advogada Mônica Galvão; e a professora Mirian Sandra.

Quem abriu o evento foi o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Marcelo Baiocchi, que agradeceu a presença da primeira-dama e elogiou a preocupação da organização com a área social. “A OVG e todo o estafe das pastas sociais do Estado têm feito um belo trabalho, com o apoio de seu braço direito na OVG, Adryanna (Caiado)”. Ele completou que o evento da noite foi feito para pensar a mulher. “Vocês são a peça fundamental na vida de qualquer homem”, afirmou.

O diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, ressaltou a importância do evento e o impacto positivo que a instituição tem alcançado na área social em Goiás, tratando de perto de temas importantes para a sociedade. Veiga destacou ainda o trabalho da OVG e a atenção da entidade para com as comunidades mais carentes do estado. “Onde tiver a mão generosa do Estado e a gente puder estar junto, queremos estar. A determinação do presidente Marcelo Baiocchi é que a gente contribua com a transformação social no nosso estado”, frisou.

A diversificação do papel da mulher na sociedade foi um dos destaques da palestra de Gracinha Caiado. “Nós temos várias mulheres diferentes. E o que é bom ver nelas é exatamente essa diferença de aptidões e de vontades. Não precisam de um cardápio pré-fixado, elas sabem o que querem”, defendeu a primeira-dama. A vereadora Priscila Tejota, por sua vez, falou sobre cotas no sistema eleitoral e afirmou que a tendência é que a cultura da dominação masculina na política se desenvolva e as próximas gerações não precisem entrar nesse tema, um debate ainda necessário no atual cenário.

Todas as demais participantes responderam a questões pertinentes a suas áreas de atuação, relatando trajetórias e desafios enfrentados para alcançarem a atual posição. Acompanharam o bate-papo os secretários de Estado Wilder Morais (Indústria, Comércio e Serviços), Rodney Miranda (Segurança Pública), Marcos Silva (Comunicação); o presidente da Goiás Fomento, Rivael Aguiar; a diretora da Faculdade Senac, Lívia Andrade; a vice-diretora da Faculdade Senac, Sophia Rocha Lima, bem como professores, coordenadores e alunos da Faculdade Senac.