Com o intuito de promover a prática de atividade física como instrumento da prevenção do câncer, o Sesc Goiás promoveu, no dia 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Caminhada pela Vida, no Parque Vaca Brava, em Goiânia. A ação contou com a participação de 200 integrantes do projeto Vida Plena.

O presidente do Sistema Fecomécio Sesc/Senac, Marcelo Baiocchi, prestigiou a caminhada e destacou a alegria do grupo Vida Plena. “Nós temos o trabalho de conscientização de uma forma em geral. Hoje estamos discutindo a importância do combate ao câncer e para isso trouxemos o que temos de preciso: o trabalho com o grupo Vida Plena. Esses idosos demonstram que ao longo da vida, eles cuidaram e continuam cuidando da saúde, sendo exemplos para nós”, enfatizou.

Da mesma forma o diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, destacou o grupo Vida Plena. “Eles nos dão uma aula de vida. São alegres, divertidos, com muita disposição e saúde. Ninguém melhor do que eles para encabeçar uma campanha dessa. Quanto mais consciência a sociedade tiver, mais fácil é o tratamento do câncer”, ressaltou.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi instituído em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), para aumentar a conscientização sobre a doença. De acordo com a SBOC, 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida e a prática de atividade física. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), vinte minutos de caminhada por dia já faz diferença na precaução da doença.